Governo realiza primeiro transplante de fígado da rede estadual de saúde

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou o primeiro transplante de fígado da rede estadual. A cirurgia ocorreu com sucesso no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, na madrugada desta sexta-feira (25). Isso mostra a capacidade do estado em oferecer tratamentos complexos.

O procedimento representa mais um marco para o sistema público de saúde do Maranhão Foto: Wellington Silva

O paciente, um homem de 57 anos que estava na lista de espera, recebeu o fígado de um doador falecido por morte encefálica. A cirurgia durou cerca de quatro horas e meia e foi liderada pela equipe do Dr. José Maria. O paciente está se recuperando na UTI do hospital, com boa evolução clínica.

O governador Carlos Brandão elogiou a equipe do hospital e da Central Estadual de Transplantes pelo feito histórico. O secretário de Saúde, Tiago Fernandes, destacou o investimento em tecnologia e formação de equipes que permitiram o sucesso do procedimento.

Esse avanço é resultado do trabalho conjunto da Central Estadual de Transplantes, da Organização de Procura de Órgãos e das equipes do Hospital Dr. Carlos Macieira. Além do transplante de fígado, a rede estadual realizou seu primeiro transplante de rim em março de 2025.

Atualmente, 14 pessoas aguardam por um fígado na fila de transplantes do estado. Em 2025, já foram realizados 15 transplantes de fígado no Maranhão, todos no Hospital Universitário. Este foi o primeiro transplante de fígado realizado na rede estadual de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima