O município de Codó está fazendo história com o Programa Maranhão Alfabetizado, que já conta com mais de 50 turmas em funcionamento. O programa tem transformado vidas e reacendido sonhos há muito tempo esquecidos. Por trás de cada sala de aula, há histórias de coragem e determinação de pessoas que decidiram recomeçar, mesmo diante de desafios, mostrando que nunca é tarde para aprender a ler e escrever.

O Maranhão Alfabetizado é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inserido no Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, parte da Política Educacional Escola Digna. O objetivo do programa é reduzir o analfabetismo, promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento humano em todo o Maranhão.
A adesão ao programa em Codó é resultado do esforço conjunto da Seduc, da gestão municipal e da comunidade, que reconhecem a educação como uma ferramenta de transformação. O público-alvo são jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica.
Em Codó, as aulas estão proporcionando uma oportunidade de mudança de vida para muitas pessoas. Ivanilton da Silva, morador da zona rural, expressa sua emoção ao voltar para a sala de aula e realizar um sonho antigo. Natália Sousa também relata mudanças positivas em sua vida desde que começou a frequentar as aulas.
Os professores enfrentam o desafio de manter os alunos motivados e engajados, utilizando a criatividade para tornar as aulas mais interessantes e conectadas com a realidade dos estudantes. A professora Alexandra Silva destaca a importância de trazer situações do dia a dia dos alunos para o aprendizado, como simular uma ida à feira para praticar cálculos e estimular a autonomia e autoestima dos alunos.

Sou autista especial (nível 1) e blogueiro amador, com raízes profundas no Maranhão, entre São Luís e São João Batista. Minha jornada começou na Rede Municipal de Ensino, onde concluí o 1º Grau e desenvolvi desde cedo um olhar sensível e curioso sobre o mundo.
Por meio do blog, transformo minhas experiências e percepções em conteúdo que informa e inspira. Gosto de abordar temas como inclusão, acessibilidade, direitos humanos, política e as vivências no espectro autista, sempre com autenticidade e compromisso com a realidade.
Acredito que a informação pode transformar realidades. Cada texto é um convite ao diálogo, ao respeito e à construção de uma sociedade mais empática e consciente.